PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA FRUTICULTURA DO RN: O CASO FINOBRASA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa
Miguel Eduardo Moreno Anez

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as características do processo de formação de estratégias de internacionalização fruticultura do Rio Grande do Norte, tendo como base o estudo sobre as atividades da empresa Finobrasa. Para tanto, o investigação foi realizada através dos preceitos da literatura acadêmica que trata do processo de internacionalização de empresas, observando como conceitos básicos os conteúdos abordados pelas teorias de estratégias internacionais e a teoria da dependência de recursos. A estratégia metodológica de análise de conteúdo através de estudo de caso qualitativo (BARDIN, 2004; YIN, 2001) foi utilizada para alcançar esse objetivo. Deste modo, as estratégias internacionais da Finobrasa foram estudadas, observando-se as fases e eventos norteadores dos padrões e mudanças estratégicas. Por essa razão, foram investigadas teorias consoantes com o tema que embora não tenham sido diretamente utilizada na perspectiva da análise de conteúdo, foram importantes para a compreensão de um assunto tão complexo como o processo de internacionalização. Evidenciou-se que as dimensões mais relevantes dentre aquelas apregoadas pela Escola de Uppsala foram à aprendizagem, e o gradualismo que corrobora com as perspectivas de estratégias internacionais (MINTZBERG; WATERS, 1985; MINTZBERG, 1998). Dessa forma foram identificados aspectos relativos a relação existente entre as estratégias de internacionalização e a dependência de recursos no processo de formação do padrão das estratégias organizacionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa

Mestre e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio grande do Norte- UFRN. Professora de Administração do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Miguel Eduardo Moreno Anez, UFRN

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.  Professor Titular do departamento de Administração da Universidade Federal do Rio grande do Norte- UFRN.