UNIVERSIDADE CORPORATIVA: O CASO DE UMA REDE DE FRANCHISING À LUZ DO MODELO DE MEISTER (1999)

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Gloria Charão Ferreira

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral verificar se os dez princípios preconizados por Meister (1999), considerados de referência para a constituição de uma universidade corporativa, encontram-se presentes no modelo adotado por uma rede de franquias, de acordo com a percepção da diretora-proprietária da franqueadora. Metodologicamente, caracteriza-se por ser um estudo de caso único, de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, sendo utilizada uma entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Considera-se positiva a forma como se caracterizou a universidade corporativa aqui estudada, na medida em que se constatou um alinhamento com 60% dos princípios considerados. Entretanto, ainda que não se tenha verificado o alinhamento com todos os princípios, foi possível perceber o envolvimento da alta gestão em ações que visam o desenvolvimento das competências necessárias ao franchising, bem como ao alcance dos objetivos organizacionais e, desta forma, a universidade corporativa aqui referenciada encontra-se coerente com o que vem sendo exposto na literatura.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gloria Charão Ferreira, Universidade da Beira Interior/Portugal

Doutoranda em Gestão, Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior, Covilhã/Portugal.