O composto de marketing e o comportamento de compra dos consumidores de orquídeas no litoral do Paraná

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Adilson Anacleto
Rafaela Aparecida Santoro Ramos
Pamela Natali Ferreira de Jesus
Lorena Vidal de Paula

Resumo

As orquidáceas são o segundo grupo de flores de maior importância econômica do Brasil. O Paraná possui vários pólos produtores, entre os quais se destaca o litoral, nessa região as orquídeas são as espécies mais produzidas e comercializadas, sendo fonte de renda a pequenos produtores e varejistas de flores. Apesar da relevância econômica das orquídeas para o litoral do Paraná, os dados sobre o comércio destas plantas são incipientes, e os fatores que possam estar influenciando o comportamento de compra do consumidor são desconhecidos. Neste contexto, visando subsidiar o estabelecimento de ações de marketing para o segmento comercial varejista da cadeia produtiva de orquídeas, este estudo investigou a influência do composto de marketing - 4Ps, a saber: preço, praça, promoção e produto, no comportamento de compra do consumidor. O estudo foi realizado de janeiro a junho de 2015, a partir de entrevistas a 150 consumidores de ambos os gêneros no momento em que compravam flores em 22 floriculturas do litoral do Paraná. Identificou-se que as mulheres eram a maioria nas floriculturas para comprar orquídeas. O comércio varejista em contexto geral não atendia a expectativa dos consumidores, especialmente com relação ao preço, informações sobre a origem do produto, espécies ofertadas, qualidade da produção e no atendimento no momento da compra. Os principais produtos que substituíam as orquídeas na preferência dos consumidores quando não encontravam as flores que desejavam eram perfumes, roupas, chocolates, livros e vinhos.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adilson Anacleto, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Doutor em produção vegetal - fitotecniaProfessor do Departamento de Administração de EmpresasUniversidade Estadual do Paraná

Rafaela Aparecida Santoro Ramos, Universidade Estadual do Paraná -Campus Paranaguá

Bolsista de Iniciação científicaDepartamento de Ciencias BiologicasUniversidade Estadual do Paraná

Pamela Natali Ferreira de Jesus, Universidade Estadual do Paraná -Campus Paranaguá

Bolsista de Iniciação científicaDepartamento de Ciencias BiologicasUniversidade Estadual do Paraná

Lorena Vidal de Paula, Administradora de Empresas Programa de pós-graduação em gestão ambiental e sustentabilidade Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Administradora de EmpresasPrograma de pós-graduação em gestão ambiental e sustentabilidade Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá