ERGONOMIA: AVALIAÇÃO NO POSTO DE TRABALHO INFORMATIZADO REALIZADO NO CENTRO APLICADO DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO – CAIC TIC

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leonardo Doro Pires
Joailma Virgília do Nascimento Solano
Rainny Cristina de Paiva Araújo

Resumo

O presente trabalho tem como foco a análise da ergonomia realizada no Centro Aplicado de Informática e Comunicação, mas precisamente no setor da tecnologia da informação. Levando-se em consideração que o avanço tecnológico tem apresentado resultados positivos, ocorrem paralelamente, conseqüências negativas como problemas de saúde devido ao uso prolongado de computadores. Este estudo tem como objetivo avaliar as condições ergonômicas no posto de trabalho informatizado, buscando amenizar os riscos do aparecimento de doenças, priorizando a saúde e a qualidade de vida do colaborador. A metodologia utilizada foi adequada para uma pesquisa quanto aos fins do tipo descritiva com abordagem quantitativa, no qual a coleta dos dados foi realizada através de uma amostragem não probabilística por conveniência, conduzida por meio da aplicação de questionário com os funcionários. De acordo com o resultado, foi constatado que o conhecimento básico da ergonomia no posto de trabalho ainda não alcança o limite desejado, de maneira que foi desenvolvida sugestões e recomendações sobre os benefícios e as vantagens da ergonomia, a adoção de um programa de prevenção com ginástica laboral e a aquisição de equipamentos e matérias que busquem a adequação ergonômica ao posto de trabalho informatizado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leonardo Doro Pires, UNP

Graduado pela UFJF, especialista em tec de produção pela UFRJ, mestre em gestão pela PUC e doutorando em Inovação Tecnológica pela UFRN. Professor da escola de Gestão da UNP e diretor de projetos da rede farmafórmula LTDA.

Joailma Virgília do Nascimento Solano, Universidade Potiguar

Aluna do curso de Administração da Universidade Potiguar

Rainny Cristina de Paiva Araújo, Universidade Potiguar

Aluna do curso de Administração da Universidade Potiguar