UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO ENDIVIDAMENTO NA ESTRUTURA DE CAPITAL DO GRUPO GUARARAPES CONFECÇÕES S/A: ESTUDO DE CASO NO PERÍODO DE 2009 A 2010.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fábio Chaves Nobre
Rummening Júnior Alves Nunes
Selina Costa Bessa Chaves

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de analisar o impacto do endividamento da estrutura de capital do grupo Guararapes Confecções S/A, compreendida no período de 2009 a 2010, procurando evidenciar os indicadores de endividamento e rentabilidade advindos dos planos de ações de Marketing que influenciaram nas decisões da estrutura de capital do grupo no período estudado. A estrutura de capital é um tema bastante complexo nas tomadas de decisões financeiras no mundo corporativo, pois seu caráter diz respeito a origem dos financiamentos das operações empresariais, a qual ela está incluída nas discussões relativas a perenidade da empresa no mercado. Para atender ao propósito deste estudo, adotaram-se os seguintes critérios metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa descritiva, a pesquisa documental, além de um estudo de caso. Pelos resultados obtidos, verificou-se que, no âmbito geral, o grupo Guararapes formulou inúmeras estratégias de Marketing, investiu fortemente em suas operações, implantação de tecnologia e a expansão e remodelação da sua controlada, a lojas Riachuelo. Entretanto, foi a partir do terceiro período de 2009 que o grupo fez uso de um empréstimo de valor de R$ 442,7 milhões relativos aos exercícios dos anos de 2008, 2009 e 2010. Assim, essa linha de crédito evoluiu signitivamente a estrutura de capital da Guararapes e, como consequência, aumentou o valor da empresa no mercado acionário.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fábio Chaves Nobre

Possui graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará (1998), pós graduação em administração financeira pela Universidade Estadual do Ceará e mestrado em economia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Potiguar - UNP e consultor da área financeira e de processos. Tem experiência na área de administração financeira e economia.

Rummening Júnior Alves Nunes, Universidade Potiguar

Bacharel em Administração de empresas pela UnP - Universidade Potiguar, Campus Mossoró - RN

Selina Costa Bessa Chaves, Bacharel em Administração de empresas pela UnP - Universidade Potiguar, Campus Mossoró - RN

Bacharel em administração