INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DA INOVAÇÃO EM INDÚSTRIA CALÇADISTA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Dusan Schreiber
Kátia Bohrer

Resumo

As organizações inseridas no mercado identificam na inovação uma fonte potencial para a concepção de diferencial competitivo. Desta forma, para facultar a introdução de práticas organizacionais favoráveis à inovação, seja de produtos ou de processos, considera-se de fundamental importância a análise de variáveis que influenciam esta implantação, com destaque para a cultura organizacional e as pessoas envolvidas. O objetivo deste trabalho consiste em identificar e caracterizar a cultura organizacional de uma empresa fabricante de calçados, localizada na região sul do país, verificando de que forma ela influencia a gestão do processo de inovação. Para isso a metodologia adotada foi o estudo de caso único, complementado com a pesquisa bibliográfica, para o embasamento teórico, e dados coletados através da realização de entrevistas semiestruturadas. A influência da cultura sobre a gestão da inovação foi evidenciada. Verificou-se que o elemento cultural reforça as dificuldades na implanatação da gestão da inovação na organização.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dusan Schreiber, feevale

doutor em administração

Kátia Bohrer, Feevale

graduada