Merchandising como diferencial competitivo no varejo alimentar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

sonia trigueiro almeida
Francisco Chaves Trigueiro

Resumo

Nos últimos anos presenciamos mudanças significativas que repercutiram fortemente no ambiente de varejo. O varejo alimentar e, especificamente, o segmento de padarias não ficou imune à essas variáveis situacionais. O objetivo deste trabalho é levantar informações à cerca das técnicas de marketing, sobretudo as de merchandising, nos aspectos ligados à comunicação, exposição de produtos e layout, do varejo alimentar, especificamente o de padarias. Este estudo teve um caráter exploratório, descritivo e quantitativo.  A população desta pesquisa foi às padarias da cidade de João Pessoa, estimada em aproximadamente 250 unidades. Entretanto mediante as dificuldades de acesso e a escassez de recursos, optou-se por trabalhar com uma amostra não probabilística intencional, que foi composta de 90 padarias cadastradas no sindicato do Estado da Paraíba, representando 36% da população. Esse texto limitou-se a analisar o trabalho de logística, conhecimento sobre as técnicas de merchandising no desenvolvimento da ferramenta de marketing. Neste sentido, pôde-se encontrar entre outras coisas, que muitas dificuldades ainda persistem, como: falta de conhecimento satisfatório, por parte dos gerentes e sócios proprietários,  no uso das técnicas de merchandising , treinamento, mão-de-obra especializada, insuficiência de recursos para os custos altos na implantação de estratégias consistentes e contínuas de merchandising. Assim, as padarias poderão conquistar e manter o consumidor que busca produtos de qualidade, com comodidade de tempo e numa loja agradável

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

sonia trigueiro almeida, Universidade Potiguar

Professora do Curso de Mestrado em AdministraçãoEstratégias de Marketing

Francisco Chaves Trigueiro, Universidade Federal do Mato Grosso

Departamento de AdministraçãoMarketing e Ensino a Distancia