A EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO DOS ESTADOS BRASILEIROS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE HECKSCHER - OHLIN

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Fábio Chaves Nobre
Frederico Guilherme de Carvalho Junior
Washington Sales do Monte

Resumo

 O objetivo desta pesquisa é mostrar como os estados brasileiros comercializam seus produtos com o resto do mundo. A fundamentação teórica vem do teorema de Heckscher-Ohlin, teoria que pressupõe que um país ou região tende a se especializar na produção de bens cujo fator de produção mais abundante é utilizado mais intensivamente. Avaliou-se o padrão de comércio de 15 produtos da pesquisa industriaI anual - PIA e foi constatado que grande parte da produção depende do fator de produção capital humano. Então, os estados brasileiros que detêm este fator de produção em abundância, deverão concentrar sua produção nos produtos que utilizam este fator intensivamente. Desta forma, este estado terá competitividade internacional. O mesmo raciocínio pode ser aplicado na variável força de trabalho, pois os estados nacionais que detêm este fator em abundância, deverão se concentrar na produção de produtos que utilizem este fator de produção intensivamente.THE EVOLUTION OF TRADE BRAZILIAN STATES: AN APPLICATION OF THE MODEL HECKSCHER – OHLINThe objective of this research is to show how the Brazilian states trade their products worldwide. The theoretical framework is based on the Heckscher-Ohlin theorem in which a country or region tends to specialize in the production in which the abundant factor of production is more intensively used. This research evaluates the patterns of 15 products of the Annual Industrial Research and it was evidenced that great part of the production depends on the factor of human capital production.  Therefore, the Brazilian states that are abundant on this production factor tends to concentrate its production in the products that use this factor intensively, this way, the sate will be internationally competitive.  In the same way, for the workforce, the national states that are endowed with this factor in abundance, it tends to concentrate its production in the products that uses this factor of production intensively.

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Artigos