Construção do Valor Simbólico da Marca a partir do Relacionamento entre Usuários do Ubuntu

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Zandra Marina de Holanda Monteiro
Nelson da Cruz Fernandes
Fernando Gomes De Paiva Junior

Resumo

Novos modelos de produção, baseados na interação com os usuários, estabeleceram padrões próprios de relacionamento entre a marca e o consumidor. A forma como os usuários consomem a marca, sendo por ela influenciados, definem sua construção social de valor. Este estudo aborda a construção de valor simbólico da marca Ubuntu, por meio de levantamento netnográfico na comunidade virtual Ubuntu-BR. Os achados indicam caminhos pelos quais a produção colaborativa vem expandindo as possibilidades de geração de valor e redefinindo questões tradicionais da gestão marcal, como a busca do engajamento espontâneo do público e alternativas de customização que superam opções tradicionalmente oferecidas.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Zandra Marina de Holanda Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda - PROPAD - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - UFPE

Nelson da Cruz Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor - PROPAD - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - UFPE

Fernando Gomes De Paiva Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Bolsita de Produtividade PQ 2.  Pós-doutarando pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD), Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa.